5 dicas de administração para aplicar no seu restaurante

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Um restaurante é, por natureza, um negócio desafiador. Cardápio estratégico, uma identidade visual interessante e uma boa hospitalidade são meio caminho andado até o sucesso, mas não são tudo. Para percorrê-lo até o final, é necessária uma boa administração. Separamos algumas dicas específicas para esse segmento que podem ajudar na busca por melhorias em seu empreendimento. Confira!

Defina o seu público-alvo com bastante precisão

Todas as pessoas precisam se alimentar, fato que faz com que muitos empreendedores do ramo de restaurantes deixem o seu público-alvo em aberto, com a ideia de atender a todos. No entanto, a gestão moderna é baseada na personalização do atendimento. Ao focar em um segmento mais específico, você consegue atendê-lo com mais propriedade, e assim consolidar o seu negócio.

O seu restaurante será focado em pessoas que precisam de um local para almoçar rapidamente próximo ao trabalho? Um espaço para jantares românticos? Perfeito para um happy hour? Voltado para pessoas com limitações alimentares, como veganos, celíacos ou intolerantes à lactose? Defina um público, conheça-o e comece a se comunicar com ele de forma eficiente.

Acompanhamento diário dos custos

Nesse setor, é fundamental registrar e acompanhar os custos com frequência diária, principalmente, porque o índice de desperdício tende a ser alto e impactar no orçamento:
produtos vencidos, conservados de forma incorreta, mal fechados. Além disso, para bares e restaurantes, é fundamental manter um controle rígido de compras e estoque, assim como cumprimento das fichas técnicas do cardápio, mantendo o CMV em um índice saudável mês a mês. Assim, um possível rombo financeiro será identificado antes que se torne um problema real.

Segurança no trabalho e normas da Anvisa

A segurança no trabalho precisa ser levada muito a sério. A cozinha, por exemplo, deve ser ergonômica para não induzir a má postura dos colaboradores, o que pode se tornar um grande problema, com as longas jornadas de trabalho. Um mapa de risco também precisa ser aplicado, visto que o ambiente é propício para a ocorrência de acidentes. Além disso, é necessário observar e cumprir as normas que dizem respeito às condições higiênicas e sanitárias. A Anvisa pode determinar que o estabelecimento seja até fechado, se não estiver em conformidade com as suas exigências.

Qualidade de atendimento

Uma das reclamações mais frequentes dos consumidores com relação a restaurantes é justamente o atendimento. Tempo de espera muito longo, garçom desatento ou grosseiro, erro no pedido e similares. Portanto, faz parte de uma boa administração preparar os colaboradores que irão ter contato com o seu cliente, oferecendo treinamentos de hospitalidade, técnica de vendas e serviço de salão, desenvolvendo a capacidade técnica da equipe e os ajudando a construir uma relação amigável e respeitosa com os comensais. Lembre-se: a primeira imagem que o convidado terá do seu estabelecimento é a forma como foi atendida, então, não deixe de investir nisso.

Crie um ambiente agradável

As pessoas querem se sentir bem no local em que vão fazer suas refeições. Isso vai desde uma disponibilidade satisfatória de lugares até um bom isolamento térmico e acústico, bem ventilado, com iluminação suficiente e que carregue identidade nos detalhes. A experiência tem que ser completa! Não procure agradar apenas no paladar, mas em todos os outros sentidos. E nesta missão, nós podemos ajudar, nosso escritório é especializado em projetos de espaços gastronômicos. Conheça nossos serviços!

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