5 dicas para ter sucesso no fluxo de atendimento da sua padaria

Ficar muito tempo na fila para comprar qualquer coisa é uma receita para se irritar e ter uma péssima impressão do ambiente. Por isso, nas padarias, especialmente, quando o movimento de pessoas é bem grande em alguns momentos do dia, é preciso estar bem focado em prestar um ótimo atendimento, para garantir que o fluxo de clientes irá seguir da melhor forma possível.

Por isso, confira essas 5 dicas para garantir que o fluxo de atendimento dos clientes da sua padaria seja o ideal.

1. Entenda o fluxo de clientes

Saber o “caminho” que o cliente naturalmente faz ao frequentar a sua padaria é o primeiro passo para garantir um fluxo de atendimento adequado. Ele irá pegar uma “ficha” ou “cartão” para registrar os pedidos?

Com esse caminho em mente, você dificilmente será pego de surpresa e pode planejar o ambiente para que o movimento seja, ao mesmo tempo, constante e eficiente, e com uma disposição lógica de atendentes para auxiliar os clientes.

2. Garanta a arquitetura ideal do ambiente

A arquitetura do ambiente é um ponto-chave para manter o fluxo de atendimento ideal. Garanta que exista um caminho lógico para o cliente percorrer dentro da loja, sem que ocorram muitos esbarrões e congestionamentos na passagem.

Se existe um único corredor central para acessar, ao mesmo tempo, pode ser perdido muito tempo enquanto um espera o outro. É um princípio parecido ao do congestionamento em vias de trânsito.

Para evitar que isso aconteça, é preciso aproveitar bem o espaço, e construir um ambiente em que faça sentido navegar, considerando o fluxo descrito no ponto anterior.

3. Faça uma disposição lógica de seus principais produtos

Pense bem: quais são os produtos mais procurados na sua padaria? Imagine se todos estão indo lá para comprar esses produtos, e os itens estão muito perto uns dos outros. O que acontece? Caos.

Todos os clientes ficam “aglomerados” em um único local, criando um enorme congestionamento e um atraso considerável nas filas.

Por isso, é preciso adotar uma disposição lógica. Espalhe bem os produtos mais populares por toda a loja, de uma maneira que faça sentido. Além de facilitar o fluxo de atendimento e movimentação, isso ainda incentiva o cliente a explorar todo o espaço.

4. Preste especial atenção na entrada e saída

Ter a entrada e/ou saída da padaria muito cheia é uma péssima ideia. Seja por conta de atrasos no caixa ou por qualquer outro motivo, uma entrada cheia demais pode desencorajar as pessoas a entrarem no estabelecimento. Então, o fluxo começa logo de cara. Quem estiver entrando pode ter uma sugestão muito clara para onde ir, dependendo do que quiser.

Nada pode estar escondido e deve haver indicadores de cada sessão. Se puder contar com um atendente logo de entrada para direcionar o fluxo, fica ainda melhor.

5. Procure modernizar os caixas

Por fim, mais uma ótima dica para tornar o fluxo de atendimento ainda mais eficiente é usar a tecnologia a seu favor. Existem diversas opções para modernizar o seu caixa e tornar o atendimento ainda melhor, como o sistema de checkout, por exemplo. Essa solução registra pedidos, faz compras, aceita pagamentos, imprime recibos e gera relatórios de vendas, em uma solução automatizada.

Com isso, cada processo é mais rápido e eficiente, fazendo com que o todo seja muito mais rápido.

Gostou das dicas? Você pode começar a trabalhar no fluxo de atendimento da sua padaria por um serviço de arquitetura que irá ajudar a projetar o ambiente ideal. Confira o nosso portfólio e conheça melhor nossos serviços.

wpp