Como deve ser uma cozinha profissional?

Oi, queridos leitores!

Este texto é para você que está montando um bar ou restaurante e ainda não sabe muito bem como deve ser o coração de todo projeto como esse: a bendita da cozinha!

A gente já falou aqui sobre a importância de ter uma consultoria de arquitetura especializada em restaurantes para guiar seu projeto junto com você.

E este post de hoje vai mostrar o quanto essa tarefa de construir um restaurante é complexa e necessita mesmo de um profissional.

As cozinhas profissionais ou industriais como são conhecidas tem uma série de exigências e necessidades que fogem da lógica de montagem de uma cozinha residencial, por exemplo.

A maratona já começa quando você tem que escolher o local onde vai fazer seu restaurante, pois precisa de uma área que garanta espaço para todos os equipamentos básicos da cozinha profissional.

Separamos alguns itens básicos e fundamentais que você vai precisar ter:

Forno Combinado

assa, grelha, frita, cozinha, não mistura o sabor dos alimentos e ainda mantém os nutrientes de todo eles. Prepara doces e salgados ao mesmo tempo.

 

(imagem: Google)

Fogão Industrial

Possui chamas mais potentes e cozinha as receitas mais rapidamente, em comparação com fogões tradicionais. Além disso, por ser fabricado com ferro e aço, ele apresenta alta durabilidade, não precisando ser trocado frequentemente, outra grande vantagem.

(imagem: Google)

Refrigerador Industrial

Também conhecido como compartimento congelador é  parte indispensável de qualquer cozinha profissional, armazena uma grande quantidade de alimentos e matérias-primas que requerem refrigeração e frio.

(imagem: Google)

 

Layout cozinha industrial

O espaço e distribuição do layout da cozinha vai depender de alguns fatores como:

  • Quantidade, tipo, porte de equipamentos e maquinários.
  • Comida a ser preparada, demanda, tipo;
  • Espaço para estocar de matéria prima;
  • Número de pessoas trabalhando no mesmo espaço;

Lembre-se que este tipo de ambiente oferece muitos riscos, por isso, a segurança deve começar pelo projeto inicial.
Nós da CN Dois, indicamos que seja feito com a gente, somos profissionais de arquitetura e facilities e podemos te ajudar.

Exigências legais e certificações

Você também precisa passar, obrigatoriamente, pelas normas da ANVISA para abrir seu empreendimento.
Uma das leis que regem uma cozinha industrial é a Resolução-RDC ANVISA nº 216/04, que tem como objetivo orientar  comerciantes a procederem de forma segura.

Ainda não existe legislação que regulamenta restaurantes e cozinhas industriais em nível federal, de acordo com a ANVISA. Procure também a Vigilância Sanitária de sua cidade para saber as leis da sua região, o PROCON para adequar os produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990), e por fim, o Corpo de Bombeiros, para evitar incêndios e deixar tudo sinalizado conforme a lei.

É importante que tenha conhecimento dessas leis:
– LEI Nº 6.437/77. para infrações à legislação sanitária federal, e estabelecimento de sanções
– DECRETO-LEI Nº 986/69. Sobre Normas Básicas de Alimentos.
– PORTARIA Nº 326/SUS/MS/97. Aprova o Regulamento Técnico, as condições higiênicos-sanitárias e de boas práticas de fabricação para estabelecimentos produtores de alimentos.

Mas se quiser saber tudo mesmo, no detalhe do que tem que compor a cozinha do seu restaurante, liga pra gente, e podemos mostrar os projetos que já fizemos e conversamos melhor sobre seu projeto. Que tal?

 

(Imagem destacada: Cantos da Mata/Reprodução)

wpp