Coquetelaria Autoral: conheça essa tendência de bares e restaurantes

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Bares e restaurantes estão cada vez mais preocupados em oferecer uma experiência completa para os seus clientes. E essa ideia é, de fato, muito interessante!
Normalmente, é durante um almoço ou jantar na companhia de pessoas especiais que conseguimos relaxar um pouco e nos desconectar da rotina estressante do dia-a-dia.

Por isso, esse momento precisa ser aproveitado ao máximo! Na tentativa agregarem valor e se tornarem inesquecíveis para quem visita, diversos estabelecimentos têm apostado forte em diferenciais, como a coquetelaria. Conheça melhor essa tendência agora!

O que é a coquetelaria autoral?

Define-se coquetelaria como a arte de preparar coquetéis. Os chamados clássicos são os já conhecidos e amados pelo consumidor, como o Dry Martini, Bloody Mary e, aqui no Brasil, as conhecidas Caipirinhas. Com o desenvolvimento e popularização desse conceito, alguns estabelecimentos começaram a oferecer coquetéis especiais, assinados pelo barman da casa ou um convidado, criando a chamada coquetelaria autoral. A composição da bebida é desenvolvida especialmente para ser servida naquele bar ou restaurante e, assim, ela adquire uma aura de exclusividade. Essa tendência é a prova de que as expectativas estão cada vez mais altas e o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente, fazendo com que a coquetelaria se torne um infinito de possibilidades na busca pelo sabor perfeito.

Além destas terminologias, há mais uma que está cada vez mais presente no mercado: mixologia. Esta, nada mais é, que o estudo por trás da formulação e combinação da coquetelaria autoral, entendendo as harmonizações e o tipo de efeito que certas misturas proporcionam.
Portanto, é basicamente a partir desse estudo que os drinks são criados, sempre levando em consideração questões como a sazonalidade de determinados ingredientes, a demanda do público frequentador e a personalidade do estabelecimento.

Quais são as tendências dentro da coquetelaria autoral?

O que manda é a originalidade, ou seja, quanto mais aparente é o diferencial, mais marcante será o estabelecimento. Nos últimos anos, pudemos observar diversos profissionais ousando em conceitos, novidades e resgates da coquetelaria clássica. Nomes como Jean Ponce, Márcio Silva, Fábio la Pietra e muitos outros trouxeram, e tem trazido, uma nova cara aos coquetéis nacionais, indo muito além das releituras.

Além desses, vale mencionar também uma estudiosa, mixologista e proprietária do Zebra, na capital paulista. A bartender Neli Pereira ousa, promovendo todo seu conhecimento sobre garrafadas em um espaço descolado e bem escondidinho ao estilo speakeasy no bairro da Bela Vista. Esse tipo de bar remete à época da Proibição, onde a venda de álcool entre 1920 e 1933 era ilegal, fazendo com que locais ilícitos estivessem por toda parte nos Estados Unidos.

Outra tendência são drinks sazonais, ou seja, que entram no cardápio apenas em uma determinada época do ano, para combinar com a estação. Alguns bares criam bebidas mais refrescantes para oferecer durante o verão, por exemplo, ou mais encorpadas para aquecer o corpo e a mente no inverno. Essa sazonalidade é interessante pois desperta o senso de urgência no cliente. Um cardápio fixo fideliza o consumidor, mas um sazonal faz com que o interesse sempre esteja presente.

Também é marcante a democratização da coquetelaria nesse contexto da autoralidade. Ou seja, se antes apenas os restaurantes e bares mais refinados tinham seus cardápios assinados, hoje em dia, é comum encontrar drinks exclusivos em hamburguerias, cafeterias e outros ambientes mais acessíveis.

E é claro que um bom drink merece ser apreciado em um espaço cheio de originalidade e conforto! Por isso, nossa missão é projetar bares, restaurantes e outros ambientes gastronômicos com personalidade e pensando em receber bem os clientes. Acesse o nosso portfólio e confira os projetos que já realizamos para conhecer melhor o trabalho do escritório.

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