Hoje o cliente não procura apenas por boa comida, ele quer uma experiência completa quando se trata de alimentação.
O assunto é muito sério, pois muitas vezes, bares e restaurantes tem apenas uma única chance de conquistar o cliente, oferecendo um ótimo produto e um atendimento impecável.
Acredite, o seu produto é apenas uma parte do que seu cliente compra. O que ele busca é uma compra de experiência que envolva paladar, visão, tato e olfato, além de claro, da hospitalidade
de quem o recebe e o atende.
Criar uma estratégia para seu restaurante que seja focada na experiência do cliente durante toda a jornada dele dentro do seu estabelecimento é fundamental para que você consiga bons índices de indicação e de fidelização. Abaixo, veja algumas dicas para colocar essa estratégia em prática e criar o impacto desejado!
Mapeie a jornada do cliente
É fundamental que você pense no cliente desde antes dele entrar em seu restaurante. Para isso, responder algumas perguntas pode garantir que você consiga oferecer bons momentos para os
frequentadores de seu estabelecimento.
Você possui estacionamento próprio ou convênio com algum próximo? Você disponibiliza serviço de valet? Isso nem sempre é esperado, porém é conveniente e um agrado interessante a ser oferecido, facilitando o acesso e a frequência do local.
Ao adentrar no seu restaurante, alguém abre a porta e lhe dá as boas-vindas? Como é o seu processo de fila de espera? Ágil? Tecnológico? Você tem cuidados ao direcionar o seu cliente até
sua mesa? Há treinamento específico dos colaboradores que atendem o seu cliente para conseguirem explicar em detalhes, o que é cada prato que seu restaurante oferece e dar dicas
relevantes para ajudá-lo na escolha?
Como é a apresentação do seu prato ao chegar à mesa? Você leva em consideração montar um prato bonito e que pode ser facilmente fotografado para ser compartilhado nas redes sociais? A
hora do pagamento também é muito importante. O cliente precisa se levantar para pagar ou a conta chega até a mesa? O seu processo de pagamento é ágil e eficiente?
Sabemos que são muitos questionamentos, não é mesmo? Mas, todos esses detalhes são de extrema importância e são levados em consideração quando o cliente vai analisar como foi o
atendimento como um todo no seu restaurante.
Faça todo o mapeamento da jornada do seu cliente dentro do estabelecimento e analise quais são os pontos altos que você pode inserir pequenas ações que farão a diferença no seu
atendimento.
Foque na solução de problemas
Empodere a sua equipe para que ela possa tomar ações focadas na solução de qualquer problema que possa surgir enquanto o seu cliente estiver no seu estabelecimento.
Agilize o processo e entregue um serviço com valor agregado, uma verdadeira experiência. Entregue mais do que o esperado. Surpreenda o seu cliente!
Pergunte aos seus clientes a opinião deles
Você acha que o atendimento oferecido ao seu cliente está bom? Mas, não é você que tem que achar, é seu próprio cliente. Por isso, abra um espaço para que o seu cliente possa dar feedbacks
positivos e construtivos para que você conheça quais são seus pontos de melhoria.
Oferecer descontos em troca de respostas de pesquisas de feedbacks é um ótimo incentivo para que o cliente responda a pesquisa e ajude o seu estabelecimento a ser cada vez melhor.
Ofereça uma arquitetura diferenciada e de bom gosto
De nada adianta praticar todas as nossas dicas acima, se você não se preocupa com a primeira impressão que o cliente terá ao entrar no seu restaurante. Ter um ambiente adequado, de bom
gosto e bem projetado é fundamental para fechar com chave de ouro a entrega com excelência do produto e do atendimento.
Como utilizar a arquitetura do ambiente a favor das suas vendas?
Nós entendemos tudo sobre como utilizar a arquitetura para impactar na experiência do seu cliente no restaurante. Entre em contato com nosso time e vamos juntos construir um projeto inesquecível!