O atendimento delivery está na vida das pessoas há bastante tempo. Contudo, teve seu boom no Brasil no ano de 2011, quando os aplicativos começaram a despontar. Atualmente, é muito mais do que apenas comodidade, já fazendo parte do dia-a-dia de muitos consumidores.
No setor de alimentação, diversos bares e restaurantes aderiram à esse tipo de serviço, alguns deles chegando a operar exclusivamente dessa forma.
Mas por que pedir refeições em casa? Esse hábito está basicamente relacionado aos tempos modernos, quando o excesso de afazeres e a rotina apertada fazem com que nem sempre se
tenha tempo disponível para cozinhar diariamente.
Além disso, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente e ávido por novidades, portanto, uma comidinha diferente de vez em quando, cai muito bem.
Como o trabalho é feito?
Primeiro, é preciso pensar na organização da cozinha. Como a entrega delivery tem como principal característica o atendimento rápido, é imprescindível que haja um sistema eficiente de
logística e produção.
Para um estabelecimento funcionar de forma eficaz, é necessário que cada funcionário saiba qual sua função, obrigações e como exercer cada uma. Isso se dá por meio das descrições de
cargo, uma ferramenta que tem como objetivo detalhar cada um dos cargos de determinado local.
Para espaços de gastronomia, ter uma equipe coesa é fundamental para o bom funcionamento da operação. Auxiliares produzindo o mise-en-place, garde manger cuidando de saladas e
sobremesas, cozinheiros fritando e grelhando insumos e um bom líder de cozinha finalizando pratos de forma organizada e padronizada.
O cardápio de uma cozinha que tem foco no delivery, assim como qualquer outra, deve ser elaborado de acordo com o público-alvo, conceito do estabelecimento e perímetro atingido.
Essa delimitação de região é fundamental para garantir a qualidade da entrega dos produtos, chegando sempre rapidamente e com qualidade.
A preparação do prato e o empacotamento são de responsabilidade do restaurante, lanchonete ou similar. Porém, a entrega dependerá da forma de trabalho escolhida: aplicativo móvel ou
funcionário próprio.
O atendimento ao cliente é feito através de serviço de aplicativo móvel, por telefone, WhatsApp ou pela web. O aplicativo pode inclusive ser do próprio estabelecimento, normalmente quando o
espaço já é conhecido no mercado.
Alguns restaurantes e lanchonetes estão optando pela otimização do seu delivery através de um sistema de cadastro, fazendo com que o cliente seja reconhecido no momento do pedido, com
informações e detalhes sobre contatos anteriores, facilitando e personalizando o atendimento.
Vantagens de um atendimento exclusivamente delivery
Como o estabelecimento não irá receber clientes, o espaço ocupado não precisará ser tão amplo, precisando apenas ser suficiente para comportar a cozinha com todos seus equipamentos,
funcionários, e a área de organização de alimentos para envio.
Além disso, o custo de ocupação deve estar dentro do indicador de mercado com base no faturamento ou receita líquida. Caso esse valor esteja muito acima, tal bar ou restaurante não
conseguirá se estabelecer apenas com a operação de entrega, inviabilizando o negócio. Fique atento!
Outro benefício é a redução dos custos operacionais, como água, luz e manutenção, além da diminuição do quadro de funcionários, o que tende a impactar positivamente no financeiro do
estabelecimento.
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