De acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, o mercado de food service gera anualmente mais de 13 mil postos de trabalho. No ano de 2018, cresceu cerca de 2% e há expectativa de crescimento de 10% no ano de 2019, o que mostra como é uma indústria que vem se fortalecendo a cada ano.
Assim como outras áreas da economia, passa por diversas mudanças inspiradas nas alterações de comportamento de público, popularização da gastronomia e crescimento da tecnologia.
Confira abaixo tendências que estão surgindo no setor citadas na Revista Forbes, na Summer Fancy Food, e também pela Pra.toh, consultoria especializada na área de bares e restaurantes.
1. Transparência na cadeia e valorização da origem
Além do consumidor estar mais atento ao que coloca no prato, também deseja se aproximar mais do alimento e de quem o produz.
Por isso, explicar o processo de como o produto chega nas mãos de quem o consome e a valorização do produtor, principalmente do pequeno, é uma tendência que tem se consolidado com cada vez mais força no mercado.
2. Personalização dos Produtos
Atualmente, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, fazendo com que o consumidor seja exposto à diversas opções de compras diariamente. Uma forma de se
diferenciar é a personalização dos produtos.
Conhecer seu cliente em potencial, elaborar ou adaptar produtos que atendam sua demanda de forma exclusiva, é uma forma de agregar valor ao que se está vendendo, fazendo com que o
consumidor se sinta especial para sua marca. Dessa forma, é possível estabelecer uma conexão interessante com o público-alvo.
3. Produtos Saudáveis
Ao pensarmos em comida saudável, imediatamente imaginamos saladas, o que não poderia estar mais equivocado.
Comida saudável é aquela que possui a menor quantidade possível de itens processados, utilizando ingredientes reais m sua forma natural. São alimentos que trazem benefícios ao
organismo a longo prazo, sempre lembrando da importância do sabor e das cores para o alimento. Afinal, um prato colorido é sempre mais gostoso!
Aliado à essa tendência está a importância das embalagens para uma alimentação saudável.
Você já ficou confuso ao ler uma embalagem de produto? A clareza e atualização nas informações prestadas é outra tendência do setor alimentício. O foco é trazer os ingredientes
que de forma compreensível ao consumidor.
A mudança atinge até o estilo de formatação das embalagens. As certificações e informações importantes sobre a composição de alguns ingredientes, como o leite, produtos geneticamente
modificados, orgânicos ou gordura trans vinham no verso. A tendência é a disponibilização na parte da frente do produto de forma clara.
4. Pegada Verde
Ecogastronomia ou o reaproveitamento máximo dos alimentos tem estado cada vez mais em alta, com restaurantes investindo em hortas sustentáveis e enxovais econconscientes,
minimizando ao máximo o impacto ambiental do negócio.
5. Tecnologia
As tendências que estão surgindo no setor alimentício afetam as organizações até na forma de produção. Algumas procuram atualizar-se e ampliar as comparações entre comidas e bebidas
cientificamente projetadas e as produções tradicionais.
Existe em andamento uma verdadeira revolução tecnológica em que as empresas estão trazendo opções para substituir fazendas tradicionais e fábricas com ingredientes produzidos em
laboratórios. Isto inclui culturas de células tronco e impressão em 3D para reproduzir a natureza em ambientes controlados.
Grandes grupos de supermercados já estão trabalhando em substitutos de proteína animal, oferecendo inclusive preços bastante competitivos, democratizando essa nova tendência de
mercado.