Sempre que faço uma viagem, gosto de ver visitar locais que estão relacionados ao meu trabalho. Na ultima viagem que fiz em 2014, saímos de Fort Lauderdale de navio com destino às ilhas do Caribe.
O navio tinha capacidade para 3634 hóspedes e no jantar são servidos quase 2000 refeições por período. Fiquei realmente impressionada com a quantidade de comida a ser produzida e em uma visita monitorada pude ver a cozinha do navio.
Em Miami, eles têm um escritório, onde as compras e o menu são previamente preparados. Toda a comida e bebida vêm de Fort Lauderdale e o navio é abastecido em Miami.
Há dois andares de armazenamento de suprimentos e dois andares de cozinha. Esta é tão grande que há um chefe responsável para cada sessão, que não são poucas, antepasto, entradas, saladas, sopas, prato principal peixe, carne, frango, vegetais, sobremesa, pães, lanches e buffet.
Cada sessão tem sua própria câmara refrigerada, onde são estocados os suprimentos que serão utilizados no dia. Aliás, eles têm um pavimento do navio dedicado à refrigeração.
Assim que entramos na cozinha, vimos a primeira área que é a de descarte e higienização dos pratos e talheres, depois pudemos ver os demais setores.
Os garçons têm que ir em cada sessão para buscar o pedido, o caminho é longo, por isso eles usam tampas para o prato não ficar frio ou ser contaminado.
O controle é impressionante, há em cada sessão uma ficha técnica para conferência do prato com foto e receita completa
A cozinha é tão grande que há uma escada rolante para o andar superior, é incrível!
O que achei de interessante e diferente:
- Devido ao grande número de pessoas, os pratos, talheres e vasilhames são lavados com grandes quantidades de produtos químicos e esterilizados em câmeras, antes de receberem o alimento para não haver contaminação.
- Cada estação conta com área de preparo e balcão com GN, refrigerados ou aquecidos para a montagem dos pratos.
A padaria contava com equipamentos que enrolavam os pães em poucos segundos.
- Todos os restos de comida eram moídos e depois lançados ao mar para alimentar os peixes.
- Na padaria, as farinhas ficavam em grandes carrinhos de inox com rodízio, tudo muito organizado.
- O controle de pratos era fantástico! Havia um computador,em que além de ser informado o pedido para cada sessão, o garçom inseria informações sobre o prato, assim poderia ter um histórico de aceitação ou rejeição sobre cada prato.