Reformar um estabelecimento comercial é uma tarefa mais complexa do que aparenta, principalmente se esse comércio tiver muita movimentação de clientes por dia. Os restaurantes, por exemplo, demandam manutenção e eventuais reformas com mais frequência, mas não podem deixar de atender os clientes que desejam usufruir dos seus serviços.
Em meio a uma reforma é preciso ter um bom gerenciamento para conseguir analisar a possibilidade de lidar com uma obra enquanto o estabelecimento está em funcionamento, sem que haja prejuízos na qualidade dos serviços e desconforto para os clientes.
Além disso, o restaurante precisa de planejamento financeiro, de forma a disponibilizar uma verba específica para o trabalho. Ou seja, é importante que o arquiteto consiga estabelecer um orçamento geral estimado com base no que realmente precisa ser realizado, estabelecendo prioridades.
Assim, o empreendedor terá a possibilidade analisar com calma e tomar a decisão mais segura, realizando a reforma com calma e êxito, sem prejudicar o funcionamento e as operações do estabelecimento.
Confira agora algumas dicas para planejar corretamente a reforma do seu restaurante:
Pense no período da obra
Ao iniciar o planejamento de uma reforma, é importante primeiramente avaliar a possibilidade de que ela aconteça enquanto o bar ou restaurante está em funcionamento. Em caso positivo, é preciso avaliar os impactos que tal reforma irá causar no atendimento e operação do estabelecimento, focando em minimizá-los ao máximo.
Para isso, uma dica importante é evitar realizar manutenções ou reformas em época de grande movimento, como festas de finais de ano, dia dos namorados, e outras datas comemorativas em geral. Ou nos casos de restaurantes cujo público principal são funcionários de empresas da redondeza, evitar reformar durante o meio da semana (dias de trabalho).
Sempre, o melhor momento de reformar é o de baixa visitação no estabelecimento. Assim, o proprietário não prejudica o seu faturamento por conta dos impactos das obras no cotidiano do atendimento.
Atente-se ao prazo da obra
Uma das principais preocupações de quem inicia uma reforma é seu prazo de entrega. Vale estabelecer um prazo formalizado em documento, levando em consideração o período da obra analisado, a fim de evitar ao máximo os atrasos que podem comprometer a reforma do estabelecimento.
É um fato que esses atrasos acontecem, pois em uma reforma se está exposto a imprevistos, além de estar na dependência de diversos fornecedores ao mesmo tempo, que precisam trabalhar em sintonia. Por isso, além de contratar profissionais de confiança, é muito importante que o empreendedor acompanhe sua obra de perto, garantindo que todas as suas expectativas sejam atingidas da melhor forma possível.
Não se esqueça de pensar e fazer a requisição dos materiais, equipamentos e outros insumos necessários para a obra, que podem levar até mais tempo do que a própria reforma, uma vez que existem prazos determinados em fábrica para produção de materiais ou mobiliários que podem estar inclusos no projeto. Revestimentos, por exemplo, em alguns casos, podem levar entre 20 a 30 dias para ficarem prontos. Equipamentos de cozinha costumam demorar de 30 a 45 dias.
O ideal é que se crie um cronograma retroativo interno, iniciando no dia que se planeja terminar a obra e finalizando na data que se espera começá-la.
Prepare as finanças
Como já mencionado, preparar as finanças para uma reforma é essencial para que ela de fato saia do papel. Para isso, organize-se pontuando os possíveis gastos com cada item, como material, equipamentos, pagamento de pessoal (empresas ou profissionais para a reforma), etc.
Calcule também os possíveis impactos, mesmo em épocas de pouco movimento, que a obra poderá trazer para a lucratividade do restaurante enquanto ela acontece, como redução de espaço de mesas, diminuição dos dias de funcionamento, etc.
Toda essa organização, planejamento e participação, tem como objetivo auxiliar o empreendedor a investir com mais segurança, melhorando seu estabelecimento e impulsionando as vendas.