A arquitetura é como a moda, tendências surgem e somem a todo momento. Por isso, é fundamental estar sempre atento a essas mudanças, de modo a encontrar novas opções que podem ser bem interessantes para o seu público. O estilo industrial é um exemplo de uma opção de arquitetura que vem invadindo bares e restaurantes.
O que é o estilo industrial?
O estilo industrial, que é cada vez mais comum em bares e restaurantes, vem por conta da ideia de unir o novo com o clássico, que ainda é muito forte. É uma forma de manter os elementos originais, explorando questões que são importantes para a construção, como os tijolos, as partes elétricas e hidráulicas. Isso resulta em um estilo bastante único.
Algo impensável como expor as estruturas do ambiente, como as tubulações e tijolos ou ter um chão de concreto, ou cimento queimado, são algumas das características deste tipo de estilo. Porém, é algo a ser feito com algum cuidado, pois se não for usado na medida certa pode passar a impressão de ser algo mal feito ou exagerado. É preciso contar com o profissional certo para fazer esse tipo de estilo.
A ideia surgiu a partir da arquitetura residencial, chegando ao comercial por conta do seu sucesso. Normalmente, por ser um ambiente mais simples e “prático”, é fácil de fazer a manutenção e limpeza, sendo um ótimo complemento para o charme, como o principal motivo para esse estilo ser tão adotado.
As características do estilo industrial
Além dessas características mais gerais, existem outras que fazem com que o estilo industrial não seja somente uma tendência pela sua beleza, mas também pela sua praticidade.
O concreto é um ótimo exemplo. Essa opção tende a ser barata e de mais fácil acesso, especialmente quando comparada a outras, e ainda permite a combinação com diversos tipos de decoração. Os tijolos de demolição e as estruturas elétricas e hidráulicas também aparecem bastante dentro deste estilo.
A ideia de deixar exposto o que deveria estar escondido é, por si só, bem divertida, contribuindo para um clima mais íntimo, original e até mesmo um pouco nostálgico, indo contra as tendências mais modernas e que abusam da tecnologia, por exemplo.
Essas ideias mais nostálgicas e rústicas estão muito na moda e são valorizadas pelos clientes. Porém, um restaurante ou bar no estilo rústico não precisa seguir necessariamente nesta linha. A indústria pode ser também mais moderna, incorporando a tecnologia na sua decoração e no ambiente.
Além disso, esse estilo é extremamente versátil, podendo representar diversos tipos de indústrias, seguindo praticamente infinitos temas.
Exemplos desta ideia podem ser vistos em estabelecimentos por todo o mundo. Existe um restaurante, por exemplo, que foi construído dentro de um cofre de banco. A ideia foi abraçada e o ambiente é uma experiência única.
Outro restaurante foi aberto dentro de uma fábrica de biscoitos que tinha sido fechada. Os novos donos aproveitaram a história para criar um ambiente extremamente único, belo e aconchegante.
Gostou da ideia? O que você acha de implementar um estilo industrial em seu bar ou restaurante? Se quiser conhecer um pouco mais sobre outros estilos que podem ser perfeitos para o seu negócio, confira o nosso portfólio para conhecer os nossos trabalhos.
Referência:
https://www.trybo.com.br/blog?single=Origem-do-Estilo-Industrial#