Restaurante Self Service: Fluxo de atendimento para esse tipo de ambiente?

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Segundo o IBGE, cerca de 60 milhões de brasileiros costumam fazer refeições fora de casa todos os dias. O trabalho longe de sua residência e os problemas com a mobilidade urbana muitas vezes não oferecem outra escolha, não é mesmo? E um restaurante self-service precisa ajustar o fluxo de atendimento para conseguir atender, agradar todos os clientes e manter o giro necessário para a operação.

Esse tipo de empreendimento costuma oferecer refeições em que o cliente se serve à vontade. Desse modo, acaba sendo a escolha ideal de pessoas que estão com pressa e precisam comer rapidamente.

No entanto, mesmo que um restaurante self-service costume lotar e ter um bom movimento de clientes, sempre é possível melhorar a qualidade do atendimento. Nesse artigo, vamos lhe dar algumas ideias de como calcular o fluxo ideal de atendimento para os restaurantes que oferecem esse tipo de serviço.

Deixe seu cliente satisfeito

Em geral, ter um bom espaço é a primeira regra de um restaurante. O ideal é manter um número suficiente de cadeiras que suportem os períodos de maior pico sem que haja necessidade de esperar até desocupar as mesas. Dessa forma, o restaurante será ocupado por mais pessoas em menos tempo.

Em outros casos, dependendo o cardápio e tipo de atendimento, pode ser possível trabalhar em um espaço pequeno, mas de alto giro. Vale lembrar que a regra de controlar a fila de espera
permanece.

Como utilizar a arquitetura do ambiente a favor das suas vendas?

Se preocupar com o cliente dessa forma, oferece muito mais credibilidade ao estabelecimento. E a chance de um consumidor voltar ou mesmo indicar para amigos e familiares, depende muito da experiência gastronômica que ele teve em seu estabelecimento.

Mantenha um espaço confortável no salão

As pessoas que se alimentam em restaurantes self-service costumam ter um tempo limitado para almoçar ou jantar. Ou seja, é o prazo de comer rapidamente e já deixar o local. Por isso, é
importante se organizar e planejar a quantidade de pessoas que vai atender naquele período.

Desse modo, é preciso manter um local amplo suficiente com itens básicos, como:

  • Buffet de comidas bonito e de fácil acesso
  • Espaço de circulação para os clientes e garçons
  • Banheiros limpos e bem organizados

Procure fazer pequenas reformas conforme o aumento da demanda

A experiência do cliente muitas vezes conta mais do que propriamente o preço cobrado pela refeição. Afinal, precisamos nos alimentar e se o espaço do restaurante não está de acordo com a demanda de clientes, a tendência é procurar pela próxima opção.

Se o fluxo de pessoas cresceu repentinamente causando lotação em seu restaurante, é sinal que o negócio está dando certo. O ideal nesse caso seria planejar pequenas reformas ao longo do tempo, que melhorassem o visual e o fluxo de atendimento de pessoas.

Segundo o SEBRAE, a proporção adequada para esse tipo de estabelecimento é de 20 mesas de 60x60cm para cada 100 m². Caso seja mais do que isso, a tendência é que o local fique
sobrecarregado perdendo qualidade de mobilidade de salão.

Ainda de acordo com o SEBRAE, a área do salão deve corresponder a 60% do espaço total do restaurante. Dessa forma, se sua cozinha possui um tamanho maior do que 40% da área do
estabelecimento, seria interessante readequar esse espaço para que fique padronizado e ofereça mais espaço para o salão.

Como adendo, lembramos que esses dados são bastante generalizados. O estabelecimento do número de mesas por m² vai depender muito da estrutura do ponto definido para abertura do negócio.

Se você quer melhorar o fluxo de atendimento de seu estabelecimento, entre em nosso site e veja nosso portfólio de reformas exclusivas para restaurantes.

wpp